cozinha de pensamentos

::.. Escrever é um ócio trabalhoso ..:: -- Goethe

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Celebracao da honra, felicidade e visao otimista da vida - conhece alguma?

O povo japones tem um belo simbolo para tal celebracao:


Nao se trata de mera admiracao por flores. Trata-se do Hanami. A cerejeira floresce por um breve periodo de ate duas semanas, somente uma vez por ano. Isso ocorre entre o fim de marco e o comeco de abril. Neste festival, familias fazem piquenique nos parques. Os mais desinibidos bebem saquê e até cantam e dançam para celebrar a ocasião, sob as cerejeiras, permanecendo ali ate o por-do-sol. Apreciadores de flores de cerejeiras não faltam. Eles se reúnem em grupos e passam horas observando as belas paisagens que a primavera traz.

O hábito já tem mais de dez séculos e exige a dedicação dos participantes, já que, em cada região, o espectáculo só dura duas semanas. Para chegar no local e dia exatos, eles contam com a ajuda da Agência Meteorológica Japonesa, que informa até em boletins televisivos o momento do florescimento.

Agora, por que seria esta flor simbolo de honra, felicidade ou otimismo? A Sakura (flor de cerejeira) tem uma vida breve que remete a efemeridade da vida dos samurais, que eram tao dedicados e leais aos seus mestres. Os samurais eram tambem dispostos a morrer em defesa e lealdade a seus mestres, daih trazendo tambem o significado de honra ao simbolo. A simbologia é tão intensa que o povo venera e respeita como a própria bandeira japonesa ou o Hino Nacional.

Aqui no Brasil ainda eh possivel ver tal celebracao onde as colonias japonesas se incubiram de trazer e cultivar tais mudas de Sakura. Para aqueles que nao estao nestas proximidades, resta considerar as alternativas. Uma celebracao em torno de valores tao delicados e puros, talvez eu nao conheca outro igual. Muito temos que aprender destas civilizacoes milenares.

Todos vivemos no mesmo mundo, e com certeza podemos contemplar a majestade de um por-do-sol, a forca imponente do mar que quebra sobre as pedras, a inteligencia instintiva em um animal. A vida contemporanea nao deixa tempo para pequenos gestos de contemplacao, mas somos nos que podemos abrir este espaco. Voce aih consegue pensar em como celebrar a vida?

Marcadores: , , ,