cozinha de pensamentos

::.. Escrever é um ócio trabalhoso ..:: -- Goethe

sábado, 19 de fevereiro de 2011

V de Vinganca ou Volupia?

"Escrevo por vinganca" - disse Jose Ignacio Loyola numa entrevista a TV Cultura. Se vinganca constitui 'Ato ou efeito de vingar(-se). Represália, desforra, vindita, retaliação' (obrigada Aurelio), precisa-se saber contra o que se luta, ou o que se combate. Ignacio Loyola o sabe muito bem.

Quis listar os motivos que me levam a escrever. Consegui pensar em que nao eh razao: nao escrevo porque acho que sou boa nisso ou pela minha maravilhosa tecnica, nem o desejo por aceitacao de criticos ou opinioes publicas. Daih me sobra a necessidade, a angustia, aquele noh na garganta. Como um fumante precisando daquela tragada depois do almoco ou a angustia de um parto iminente, a escrita sussura em meus ouvidos e faz cocar meus dedos.

Talvez o desejo sedutor pela escrita ou a confissao escancarada exerca uma atracao simplesmente irresistivel. Essa relacao amorosa me dah e se dah como um flerte perigoso e inconsequente. Ah, as consequencias... sao tantas as tentativas e expectativas!

Que seja um surto de ansiedade, um tropeco na frustracao ou rompante de furia a ignicao dessa coceira incuravel. Eu sei que isso nao basta para o leitor. Acredite, nao basta pra mim tambem.